DICAS...CURIOSIDADES...TUDO SOBRE SEU NOVO AMIGUINHO

O FILHOTE

- Enxoval:

Raças pequenas, compre uma caminha, pode ser de espuma, coberta com pano ou plástico fechado com zíper, para facilitar a lavagem, evite as de vime que pode perfurar o intestino quando roído.

Escolha uma vasilha para água e uma para a comida, ambas pequenas. Para que o cão não acostume a pegar alimentos do chão, ponha durante o crescimento as vasilhas sobre suportes reguláveis.

Adquira uma escova de cerdas macias ou um pente de dentes largos.

Os brinquedos são importantes para o desenvolvimento do filhote, devem ser macios e maiores do que a boca (para evitar acidentes).

As brincadeiras são um elemento fundamental para o desenvolvimento de um filhote.

Como nem sempre os donos estarão próximos para poder diverti-los, é preciso que os filhotes aprendam a brincar sozinhos.

Assim, é importante que ele tenha brinquedos adequados para que possa roer à vontade e assim evitar que direcione este instinto para sua mobília ou sapatos. Existe uma enorme variedade de brinquedos para filhotes. Normalmente os cachorros pequenos adoram roer ossos feitos de couro cru, que ajudam a aliviar o crescimento dos dentinhos.

Coleira: só após o término da seção de vacinação.

- Casa Nova:

Você o tirou de perto da mãe e dos seus irmãos, é provável que ele chore, por vários motivos. Medo, frio e até fome.

Lembre-se, ele estava acostumado com o aconchego e segurança da mãe, e dos irmãos e agora tudo é diferente, sons, cheiro, ambiente em geral. Isso é normal, quanto mais novo for o animal, mas pode acontecer com cães mais velhos também. Você pode acordar às 3h da madrugada por uns 3/4 dias, com ele chorando, até que ele se acostume com a nova casa.

Tenha paciência, não brigue ou bata nele, lembre-se que ele está se adaptando a um mundo diferente.

 As primeiras semanas do filhote na casa nova são de adaptação, período este em que ele aprende a conhecer seus donos e contrai novos hábitos.

 É quando os costumes indesejáveis devem ser cortados para que ele se torne educado e cada vez mais amado. Presenteie-o com bolas e brinquedos de borracha para que ele não resolva exercitar a mordedura nos seus sapatos e móveis.

 - Desmame/Introdução a Alimentação:

 Durante as primeiras semanas de vida, filhotes precisam do leite da mãe, que é muito rico. Tem mais calorias, proteínas, gordura e cálcio do que o leite de vaca ou de cabra. No início do desmame, o leite da mãe é ainda parte importante da dieta. Se a mãe não produzir leite suficiente, você deve dar aos filhotes uma dieta com leite especialmente formulado para ir de encontro às necessidades deles durante o desmame.

 Por volta de 4/5 semanas de idade, aprox. 30/35 dias os filhotes podem comer alimento úmido em uma vasilha. O desmame pode ser feito introduzindo-se uma papinha de desmame industrializada ou mesmo uma ração para filhotes amolecida com leite morno, 1 vez ao dia. No início, os filhotes entrarão no prato de comida e farão uma bagunça.

 Para ajudá-los a compreender que "aquilo" não é para se lambuzar e sim para comer, molhe o dedo na papa e deixe que o filhote cheire e lamba. Inicialmente ele pode rejeitar completamente, mas aos poucos irá se acostumar com o novo sabor.

 Comece a dar alimento sólido aos cãezinhos somente após os 40/45 dias de idade, e aos poucos para ele acostumar.

Aumente a freqüência da papinha para duas, três e depois 4 vezes ao dia, até que a ninhada complete 45 dias de vida. Nos intervalos entre as papinhas, os filhotes deverão mamar na mãe, com uma freqüência cada vez menor.

É aconselhável, muitas vezes, bater no liquidificador a ração seca para torná-la mais fácil de digerir pelos filhotes em processo de desmame. É nesta época que a mãe começa a evitar as mamadas devido à dor que os dentes maiores dos filhotes lhe causam e esses o passam a consumir o alimento oferecido. Filhotes não precisam de vasilhas individuais, você pode alimentá-los em um ou dois pratos rasos. Competindo pela comida, eles podem ficar mais interessados em comer. Mesmo assim, tenha certeza de que eles comeram o suficiente. Filhotes jovens podem precisar de 4 a 5 refeições por dia.

Entre 6 e 8 semanas, aprox. 45/55 dias a maior parte dos filhotes deve estar completamente desmamado e já está pronto para deixar a mãe. Uma vez desmamado, seu filhote continuará a crescer rapidamente, e precisará ingerir de duas a três vezes mais calorias do que um cão adulto do mesmo peso.

Filhotes devem ser alimentados 4 vezes ao dia até os 4 meses de idade, 3 vezes ao dia até os 6 meses e, depois, 2 vezes ao dia. Isso é especialmente importante para raças de cães muito pequenos ou cães grandes. Raças pequenas alcançam o peso adulto entre 6 e 9 meses, enquanto raças muito grandes, não terão crescido completamente até que tenham entre 18 a 24 meses.

Se algum filhote ficar com diarréia, esta pode ser temporária devido à mudança de alimentação, mas pode ser também verminose ou virose. Por isso, a melhor opção é levá-lo ao veterinário, aproveitando a visita para definir as datas da vacinação dos filhotes. As necessidades nutricionais de um filhote são diferentes de um cão adulto. Os filhotes precisam de uma proporção relativamente maior de proteínas, cálcio e fósforo.

Para os filhotes em fase de crescimento, a ração não deve ser volumosa, e por esse motivo, deve concentrar grandes quantidades de nutrientes. As proteínas são especialmente importantes durante este período. A falta de proteínas causa atraso no crescimento e uma menor resistência às doenças.

Em alguns casos, pode levar à anemia.

No entanto, o excesso de alguns nutrientes pode ser tão prejudicial quando a sua falta. As proteínas, por exemplo, numa proporção acima da indicada (33%) podem causar problemas ósseos. O mesmo acontece com o excesso de cálcio; que pode provocar enfermidades ósseas especialmente em filhotes de raças de grande porte. O sódio em grandes quantidades pode causar debilidade muscular. O excesso de vitaminas também causa problemas aos filhotes, entre eles, anorexia, dor nos ossos e diarréia.

Não é demais alertar: Nunca promova mudanças bruscas na alimentação do seu filhote sem consultar o veterinário.

Ainda que o filhote necessite de uma alimentação rica, procure não enfastiá-lo, pois isto pode afetar sua digestão. O filhote deve ser encorpado, sem ser gordo e sem costelas aparecendo.

Filhotes devem sempre ter água limpa e fresca para beber.

Durante todo o primeiro ano de vida do filhote, ele deverá comer ração específica para filhote, para garantir um bom crescimento e desenvolvimento.

Material de Tosa e Higiene:

A escova com plantas metálicas é, em geral a única que convém, juntamente com um pente também de metal.

Para cães com pelagem espessa, com grandes mudas de pêlo, é preciso um pente de dentes largos.

A resistência e o espaçamento dos dentes do pente, varia em função do tipo de pelagem do cão.

Os shampoos devem ser próprios para cães. A pele deles é muito mais sensível que a nossa, necessitando de produtos menos irritantes. Todo esse material pode ser encontrado em PET-SHOPS. É lá também que você encontrará uma linha completa de produtos para a higiene de seu cão.

Limpeza dos olhos e orelhas.
Para os olhos: Lavar os olhos (ou utilizar um medicamento aftálmico) não é complicado. Segure a cabeça do cão contra o seu tórax e proceda a limpeza. A limpeza dos olhos deve ser feita regularmente nas raças pequenas cujos são muito frágeis. Use sempre soro fisiológico.

Os bons gestos
_____________________________________________

Para as orelhas:
Preventivamente, devemos habituar o filhote a esses tipos de cuidado, retirando com os dedos os pêlos que enchem o interior da orelha. É importante que o conduto auditivo esteja limpo e seco, em especial para aqueles cães de orelhas caídas.
 
Limpeza das unhas:
Cães sedentários não gastam suas unhas o suficiente, o que pode incomodar ao caminhar e mesmo deformar o aprumo.

O dono deve aprender a cortá-las ou solicitar ao veterinário que o faça.

Cuidado com os dentes.
Sempre verifique os dentes, especialmente nos cães pequenos.

Não espere por um hálito fétido ou que os dentes desapareçam sob o tártaro para levá-lo ao veterinário. O tártaro pode provocar a queda dos dentes, gengivite (muito dolorosa), etc.


 

Os dentes:

O cão adulto tem normalmente 42 dentes, o filhote, 32.

Eis a cronologia dentária do cão:

Incisivos: 1 mês

Nivelamento dos incisivos: 3 meses

Incisivos finais: 4 meses

Molares finais: 5 meses

Aos 7 meses, o jovem tem sua dentição definitiva: Dizem que "sua boca está pronta"..

Os dentes de leite caem facilmente: não se preocupe, mesmo que você não os encontre. Às vezes, temos a presença de dentes permanentes, principalmente junto com os de leite, se estes últimos não caírem; procure o veterinário.

A Saúde

  _______________________________________________

Incidentes:
O filhote tem a tendência de colocar em sua boca tudo o que ele encontra. Vigie-o ao máximo, tome dele tudo o que possa machucá-lo.
 
Vômito: Não assuste se após uma refeição exagerada ele vomitar. Por outro lado, se esses vômitos apresentarem um outro aspecto, tornando-se repetitivos, leve-o ao veterinário.

Machucados:
No jardim ou em brincadeiras, de repente ele vem correndo até você gritando, com sangue escorrendo: uma ferida bem visível. Acalme-se, limpe com água corrente, após certificar-se que nenhum corpo estranho esteja alojado. Aplique uma solução anti-séptica, para fazer o curativo. Na persistência do sangramento, procure o veterinário.

Picadas de insetos:
São dolorosas e dependendo da sua localização elas podem ter complicações . Se no local da picada desenvolve-se uma grande inflamação e um edema ao nível da faringe, é necessário e urgente entrar em contato com o veterinário. Um conselho: não deixe o seu cão correr atrás de vespas ou abelhas.

Calor intenso:
Cuidado ao deixar seu cão dentro do carro, ao sol. A capacidade de regulação térmica dele não é a mesma do homem. O aumento da temperatura interna do veículo e a rápida desidratação pode ser fatal.

Frio e umidade:
Para a luta contra o frio, ele possui um acessório natural de proteção: a pelagem. Ele pode dormir fora de casa desde que tenha um local que proteja de umidade e correntes de ar.
Os filhotes adoram a água como as crianças, quando ele se molhar, é necessário secá-lo adequadamente.

Diarréia:
Podem ter várias origens. Observar atentamente as fezes (cor e consistência), para dar ao veterinário o maior número de informações possíveis e verificar que seu cão está bem vermifugado.

Vermifugação:
É necessário preparar um calendário fixo ao longo do ano  (3 ou 4 vezes/ano). Para o filhote os medicamentos a serem utilizados serão indicados pelo veterinário.

A coleira inseticida:
Este é um bom modo de prevenção para seu filhote do ataque de parasitas externos, tais como: pulgas, carrapatos, etc.

Toxidade:
Algumas plantas podem ser tóxicas para seu filhote. Os talos e folhas de plantas como a mimosa, "a maçã do amor", a tulipa, o "rododendro" e as "comigo-ninguém-pode" são as perigosas. Esteja vigilante. Se ingeridas podem apresentar alguns sintomas como: vômitos, diarréias, tremores nervosos e vertigens. Tal qual fazemos com as crianças, mantenha seu filhote distante desses produtos perigosos.


Categorias


Contato

Auntmiriamepuppieskennel

RUA PEDRO MOREIRA LOBATO, 1199 PARADA 44 VIAMÃO RIO GRANDE DO SUL

(51) 34460190 OU (51) 85424441



RUA DO COLEGIO ORIETA -