ÚLCERA DE CÓRNEA

ÚLCERA DE CÓRNEA

Úlcera de córnea ou ceratite ulcerativa é uma lesão na porção transparente do olho (córnea), que ocorre com muita freqüência em pequenos animais, principalmente cães de raças braquicefálicas (focinho curto e olhos projetados), como Shih tzu, Lhasa Apso, Pug, Bulldog, gatos Persa, mas também acomete outras raças.

Grande parte das ocorrências é relacionada a trauma (briga, arranhadura, coceira, etc.)

Outro motivo comum que pode levar à úlcera de córnea é o “banho”! Não exatamente o banho, mas o contato do shampoo com o olho. É bastante freqüente o desconforto ocular logo após o banho. Muitas vezes esse desconforto pode ser conseqüência de úlcera de córnea.

Os sintomas são comuns à maioria das doenças oculares e incluem piscar constante, olho vermelho, dor, coceira, secreção ocular. É importante que se dê atenção a qualquer desses sinais, já que uma úlcera de córnea pode se agravar em pouco tempo e por em risco a visão e até a integridade do globo ocular! 

O diagnóstico dessa afecção é realizado com exame oftalmológico que delimita a extensão e profundidade da úlcera, fatores relacionados à gravidade da condição.  

O tratamento deve ser iniciado o quanto antes a fim de minimizar os riscos de complicações, e consiste em medicamentos por via oral, colírios e se necessário até cirurgia para reconstrução da superfície do olho.

Uma úlcera simples, que poderia cicatrizar em até 5 dias, pode complicar e causar até a perfuração do olho em 24 horas, se os sinais clínicos forem negligenciados, se a lesão for mal tratada e/ ou se o animal coçar o olho.  

Portanto, quando observar os primeiros sinais nos olhos do seu animal, procure um veterinário. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem salvar a visão do seu melhor amigo.

 


Categorias


Contato

Auntmiriamepuppieskennel

RUA PEDRO MOREIRA LOBATO, 1199 PARADA 44 VIAMÃO RIO GRANDE DO SUL

(51) 34460190 OU (51) 85424441



RUA DO COLEGIO ORIETA -